UFRJ ESTUDOS
Esse trabalho é destinado para a prática e consequentemente o melhor entendimento sobre a Leitura. Na análise se encontra várias denominações para o real significado de leitura, a ligação entre a leitura como forma de ligação entre povos de diferentes nações e idiomas. Alguns pontos importantes sobre a escola e o ensino aprendizagem, e claro, a grandiosa importância do aprendizado de uma criança em crescimento intelectual que contribui muito para sua formação ética-cidadã, pois se baseia a leitura como fundamental para interpretar a realidade vivida em determinada sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Demo (1994) fez uma observação digna de todo reconhecimento quando relatou:
Ler é soletrar.
Ler é entender a comunicação escrita.
Ler é informar-se.
Ler é interpretar.
Ler é contra ler. (p.79)
A leitura é caracterizada pela forma de interpretação e compreensão de seu leitor. Quando o leitor se envolve no texto no mesmo instante ele está praticando e aprimorando sua forma de raciocinar sobre o conteúdo passado, relacionando a união de sílabas a fatos expressados no texto, sejam eles fictícios ou reais.
Compreender é uma atividade hermenêutica, que apanha forma alfabética e conteúdo, texto e contexto, o significado e as condições da significação, o sentido. Entender permanece na decifração da escrita e por isso pode saber o que está escrito, mas nem sempre o que se quer dizer. (Demo, 1994, p.80)
Com base no texto de Luckesi (1991) e no de Demo (1994) tiramos conclusões sobre leitura que todos entendem que a própria deve ser feita de modo “devorador” por seus leitores, e que não pode ser classificada como um simples ato de decorar as sílabas e realizar uma leitura mecanizada e ter a certeza de que todos tem a capacidade de aprender a ler. Como a afirmação de Luckesi (1991, p.122), “(...) todo e qualquer ser humano é capaz de ler, saber ler, pode ler e efetivamente lê.”.
O conceito de leitura pode ser um pouco difícil de chegar a uma conclusão, mas não