Ufc - relatório paquimetro
Equipamento usado para medir milimétricamente as dimensões lineares e de profundidade de objetos pequenos, o paquímetro, podendo também ser chamado de calibre, possibilita várias formas de posições para aumentar sua versátilidade.
Trata-se basicamente de dois bicos de medição, uma régua graduada, uma escala e um cursor que movimenta-se livremente sobre a régua. Normalmente feitos de plástico, com uma haste metálica, ou de aço inoxidável calibrado a 20ºC.
A medição é feita com o auxílio dos bicos, das orelhas e da haste que se movem para se encaixar nas dimensões do objeto de estudo, logo a leitura pode ser feita tanto na escala superior ou inferior, juntamente com o nônio, que é o que influencia diretamente para a maior precisão do processo.
O nônio, ou vernier, é a escala do cursor com a finalidade de proporcionar uma melhor resolução do que a feita pela escala fixa. Graduada com diversas frações de milímetro, traz uma precisão que depende do número de divisões da própria escala; quanto menor a fração, maior sua precisão.
Para o cálculo, deve-se primeiramente medir o comprimento total do venier e dividi-lo pelo numero (n) de divisões do mesmo. Depois, subtrai-se o resultado dessa divisão pelo maior e mais próximo número inteiro.
É importante lembrar que ao trabalhar com medidas fica impossível determinar valores exatos para as dimensões, então indica-se a margem de erro em um tipo de medição conhecida por algarismos sigfinicativos.
Nos algarismos significativos, muito usados em trabalhos científicos, o ultimo algarismo é sempre incerto, o que deve ser levado em