Violência sexual
Violência contra a criança e o adolescente
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Violência sexual contra criança e adolescente: um estudo de casos na Casa Mamãe Margarida.
3. OBJETIVOS DA PESQUISA 4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar as causas que corroboram para a violência sexual contra criança e adolescente, bem como seus agentes causadores. 4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1- Averiguar o agente incentivador da violência 2- Identificar as causas e as consequências obtidas através da violência 3- Conhecer estratégias de ressignificação da estrutura social do vitimado.
4. JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem por finalidade conceituar violência sob uma visão fundamentada na realidade, argumentando as várias definições de autores distintos. A violência acompanha a trajetória da humanidade, manifestando-se de múltiplas formas, nos diferentes momentos históricos e sociais de acordo com os aspectos culturais.
Diariamente, ocorrem noticias e informações catastróficas, envolvendo mortes, acidentes, tráfico, roubo, entre outros, ou seja, diferentes formas de violência. Entre essas noticias, as violências sofridas por crianças e adolescentes têm se tornado cada vez, mas frequentes, porém existem diversos casos que ocorrem constantemente e não são veiculados pelos meios de comunicações, permanecendo no anonimato.
A violência sexual tem como significado a utilização da força física de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. E uma das violências contra criança e adolescente que, mas vem crescendo é a “violência sexual” e de acordo com o Guia Escolar (2004), a violência sexual contra criança e adolescente começou a ser enfrentada como problema de cunho social na ultima década do século XX. Assumindo relevância política e visibilidade social no anos de 1990 e apresentando em suas análise características complexas a parti do momento em que o assunto vem sendo focalizado como