Ueps
Nesse trabalho falaremos sobre o critério de avaliação de estoque usado para determinar os custos dos produtos estocados e destinados a venda. É preciso considerar o valor pago na aquisição de tais mercadorias. Tendo em vista que uma empresa poderá adquirir um mesmo produto em datas distintas, pagando por ele custos unitários diferentes. O custo dessa mercadoria estocada poderá ser determinado por vários critérios: Preço Especifico, Peps, Ueps e Custo Médio. Nesse trabalho vamos analisar um pouco mais sobre o critério UEPS.
UEPS
Conceito:
Significa ultimo que entra, primeiro que sai, conhecido também por Lifo (last-in first-out). É um método de avaliar estoque. O custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Pressupõe-se, deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo das mesmas. Segue-se que, de acordo com o método UEPS, o custo dos artigos vendidos (saídas) tende a se refletir no custo dos artigos comprados mais recentemente (comprados ou produzidos). Também permite reduzir os lucros líquidos expostos.
Por serem debitados contra a receita os custos mais recentes de compras, e não o custo total de reposição de todos os artigos utilizados, a aplicação deste método não obtém a realização do objetivo básico. Esse método não é tão utilizado nas empresas, pois dependendo do ramo de atuação, a empresa poderá ter sérios prejuízos, por exemplo: Uma empresa vende produtos perecíveis, os mesmos possuem validades, caso venda os produtos que chegaram por ultimo, se algum dia chegar a tentar vender aqueles que foram adquiridos primeiramente, possivelmente já estarão vencidos.
Exemplo 1:
Operações da Empresa Comercial Tabajara Ltda no mês de dezembro de X1:
01/12 – Estoque Inicial transferido