UE
A Moeda Única: o euro
[}
A criação do euro
O euro foi criado durante o Tratado de Maastricht, em 1991. Entretanto, seu uso inicial era somente para trocas cambiais entre os países da UE, pois os governos dos países, bem como a população europeia como um todo, preferiam a manutenção de suas moedas nacionais. A partir de 2002 que o Euro foi colocado em circulação, porém, alguns países, como Dinamarca e Inglaterra, preferiram manter suas moedas nacionais, outros foram adotando o euro de forma gradativa.
O euro demonstrou um rápido crescimento e passou a ser um grande rival do dólar, que, no entanto, continua a ser a principal moeda utilizada em políticas financeiras internacionais.
Países
A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.
Alianças negociações entre americanos e europeus para formação de uma grande zona de livre comércio - o Tratado Transatlântico. O acordo é, também, um desafio para o Brasil.
Juntos, União Européia e Estados Unidos representam um terço do comércio internacional e metade da riqueza produzida no mundo.
Os dois gigantes pretendem fechar um acordo de livre comércio, que eliminaria as tarifas de importação entre os parceiros. Além disso, querem padronizar regras de comércio.
Esse acordo tem força para promover recuperação na economia mundial.
“Se nos fizemos acordos simultaneamente, paralelamente, com União Europeia e Estados Unidos, nos podemos aproveitar o crescimento