UAL A MELHOR OPÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA ESTRUTURAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO?
8429 palavras
34 páginas
1. QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA ESTRUTURAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO?Nos dias de hoje o departamento de Tecnologia da Informação é essencial para o bom funcionamento da empresa.
A unidade de TI precisa ter uma estrutura organizacional bem definida, com as responsabilidades de suas unidades organizacionais claramente estabelecidas, documentadas e divulgadas, e políticas de pessoal adequadas, quanto à seleção, segregação de funções, treinamento e avaliação de desempenho. Esta estrutura é necessária para que se gerenciem racionalmente os recursos computacionais da organização, de modo a suprir as necessidades corporativas de informação de forma eficiente e econômica.
A Gestão de Serviços de TI traz com certeza a melhoria de qualidade de serviços e ajuda a conquistar novos clientes e manter os antigos. Mas o seu maior mérito é colocar uma ponte onde antes existia um vazio – TI e negócios. (MENDES, 2006).
Trata-se também de um investimento importante em equipamentos avançados, esta pode ser uma das dificuldades das organizações, pois pode acarretar em um custo muito alto.
No mercado financeiro existem muitas formas de financiamento para a aquisição destes bens, mas existe uma que vem crescendo em nosso país, o Arrendamento Mercantil.
O arrendamento mercantil, ou leasing como também é chamado, tem se tornado uma importante ferramenta para suprir as necessidades de investimentos de pequenas e médias empresas, já que a dificuldade de obtenção de crédito em momentos de crise é maior quando comparada à de companhias de grande porte. Embora essa modalidade esteja bastante disseminada entre pequenos e médios empresários, para se ter uma idéia 80% da demanda por leasing registrada pelo Grupo Santander Brasil, que responde pelas operações do Santander e Banco Real, vem de pequenas e médias empresas com faturamento até R$ 30 milhões, especialistas acreditam que ainda há espaço para crescimento. A finalidade da linha