Tópicos sobre manutenção industrial
Manutenção Preventiva é aquela que se conduz aos intervalos pré-determinados com o objetivo de reduzir a possibilidade de o equipamento situar-se em uma condição abaixo do nível requerido de aceitação. Esta manutenção pode tomar por base intervalos de tempo pré-determinados e/ou condições preestabelecidas de funcionamento, podendo ainda requerer que, para sua execução o equipamento seja retirado de operação. SOTHARD (1996) ressalta que a manutenção preventiva envolve cuidados rotineiros sobre equipamentos e inclui lubrificação das máquinas e reposição de peças de desgaste intensivo. SOTHARD (1996) complementa que a manutenção preditiva revisa o desempenho do passado para prever quando um componente específico irá falhar. A manutenção preditiva é a manutenção preventiva efetuada no momento exato, detectado através de análises estatísticas e análises de sintomas.
Manutenção preventiva: elevado custo de permutação dos componentes de máquinas; prolongamento da vida útil sem grandes aproveitamentos; paradas programadas;
Manutenção preditiva: monitoramento das máquinas; redução de custos da permutação dos componentes com o aproveitamento máximo da vida útil; maior credibilidade; paradas planejadas.
2) Discorra sucintamente sobre o fato de a Manutenção Corretiva ser ainda aplicável, independentemente da evolução ocorrida nas técnicas e tipos de manutenção.
Apesar do elevado custo, a manutenção corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção; é um ciclo “quebra-repara”, ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. É impossível eliminar completamente este tipo de manutenção, pois não se pode prever em muitos casos o momento exato em que se verificará um defeito que obrigará a uma manutenção corretiva de emergência.
3) Descreva sucintamente sobre Manutenção Produtiva Total.
Foi criada pelas empresas japonesas após a segunda