Tópicos sintaxe da linguagem visual
Prefácio:
— Alfabetismo: Capacidade de ler e escrever/ educado/ conhecimento/ instrução/ etc.
— Definição Aurélio: Estado ou qualidade de alfabetização
— Criação de um imperativo do *Alfabetismo Visual Universal (Móvel, portabilidade, câmera, registro visual).
— Extensões do desenhar: Cinema, TV e PC (modernidade)
— Grande transformação na era tecnológica no significado da arte e na própria. Porém a estética permanece intacta por conta da ideia e modelo da inspiração não cerebral.
— Essa consideração se totalmente correta se daria como o exemplo de "Uma árvore tombando silenciosamente numa floresta vazia" Ou seja, algo imperceptível, sem importância ou que chame a atenção.
— Percepção de modo rudimentar da expressão visual
— Sugestão de meios em que se possa aplicar o Design de uma maneira coerente e correta levando em conta a diversidade existente na área. Se esses aspectos se encontrarem separados, não se torna "possível" um prosseguimento nessa ideia.
— Linguagem: Recurso de comunicação própria do homem que tem evoluído desde tempos remotos. Essa evolução também deve acontecer com a capacidade humana (No nosso caso, desenho e criação visual).
— Reprodução mecânica do meio ambiente não faz uma boa expressão visual.
— Invenção da câmera: Comparado ao do livro, sua evolução na imprensa e sua expansão nos meios de comunicação.
— Uma vez que se domina uma técnica, se torna possível uma infinita variação de soluções na área, mas também por estilo pessoal.
— Alfabetismo visual deve andar da mesma maneira que o verbal: Quando um grupo compartilha um significado atribuído a um corpo de informações, seja ele comum ou complexo.
— Não se pode controlá-lo (Alfabetismo) mais rigidamente do que o Visual.
— Objetivos: Sistema básico de linguagem para o aprendizado, identificação, criação e compreensão da mensagem visual. Sendo acessível a todos.
— Modo visual pode ser usado na composição e compreensão dos projetos mais simples