Tópicos Especiais em Distribuição
Faculdade de Administração 7º sem N
Logistica II
Prof Vanderlei F. Ribeiro
Shelry Pereira
Topicos Especiais em Distribuição
Cuiabá/ MT
Setembro/ 2011
I - FLUXO LOGISTICO - DISTRIBUIÇÃO
1.1 – Canais de Distribuição
Canais de distribuição são caminhos que os pedidos, as comunicações e os produtos podem seguir entre o produtor e o usuário final. O “mix” de distribuição é a combinação de canais de distribuição que uma empresa seleciona para fazer chegar seus produtos aos clientes.
Um dos modos de distribuir os produtos é a via intermediários. Outrora chamados atravessadores, os intermediários são indivíduos ou empresas que auxiliam a distribuição dos produtos fabricados por uma empresa agregando valor quando fornecem um ou mais tipos de utilidade tornando o produto certo disponível quando e onde os clientes dele necessitam. O sucesso de qualquer produto depende em parte de seu “mix” de distribuição. Atacadistas são divididos em duas grandes categorias: atacadistas comerciantes (que comerciam produtos total ou parcialmente) e agentes brokers.
Duas possíveis classificações para os estabelecimentos de varejo são varejistas de linha de produtos (incluindo lojas de departamentos, hiper e supermercado e lojas especializadas) e varejistas de descontos (incluindo depósitos de fabricas, lojas off-price, vendedoras por catálogos de conveniência).
Os modelos principais de vendas sem estabelecimento convencional incluem vendas pelo correio, vídeo de marketing, comércio eletrônico e vendas diretas.
1.2 – Distribuição Física
O termo distribuição física refere-se às atividades necessárias para mover produtos com eficiência, dos fabricantes aos consumidores. Inclui funções como armazenagem (publica, privada ou em centros de distribuição) e transporte. Os maiores custos incorridos pelos fabricantes são os custos de transporte físico dos produtos seja por modal rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário ou