Tópicos de sociologia
Professor Dr. Alberto A. Gomes UNESP - BRASIL
16/2/2010
. 1
INTRODUÇÃO
A Sociologia nasce e desenvolve-se com o Mundo Moderno. Reflete as suas principais épocas e transformações. Caracteriza-se como um campo do conhecimento cujo objeto era a compreensão do mundo moderno que estava no ápice do desenvolvimento econômico, político e social.
16/2/2010
2
MUNDO NOVO
Mundo novo: conceitos novos. Cidade como palco da modernidade: mercado, mercadoria, capital, força de trabalho, sociedade civil e Estado. Cidade: cenário do embate de novas forças sociais.
16/2/2010
3
PRINCÍPIOS EXPLICATIVOS
Construção de novos paradigmas científicos para as ciências sociais com base nos paradigmas das ciências físicas e naturais. Princípio da causação funcional (Augusto Comte e Emile Durkheim) Princípio da conexão de sentido (Max Weber) Princípio da contradição (Karl Marx)
16/2/2010
4
PRINCÍPIO DA CAUSAÇÃO FUNCIONAL
Princípio da causação funcional tem por base a suposição de que o fenômeno analisado é resultante de um certo número de causas. O princípio da causação funcional está presente em autores como Herbert Spencer, Augusto Comte, Emile Durkheim, Talcott Parsons, Robert Merton e outros.
16/2/2010
5
Características positivismo
do
Augusto Comte: filósofo francês, filho de católicos monarquistas, viveu o período napoleônico de consolidação da ordem capitalista numa Europa no século de sua industrialização. Organicismo: Inicialmente, o positivismo comteano partiu de uma concepção de que a sociedade seria um corpo composto por partes coesas e integradas, cujo funcionamento, regulado por leis naturais, seria marcado por um equilíbrio natural e uma evolução contínua.
16/2/2010 6
Características positivismo
do
Cientificismo: Para uma compreensão do organismo social, Comte recorre à metodologia das ciências naturais reconhecendo na razão humana, a única possibilidade de elucidação das relações sociais.