Tópicos da Bio
De sua origem para cá, o curso sofreu diversas modificações curriculares, ampliando as suas habilitações e qualificações profissionais.
A princípio o objetivo do curso, era de profissionais biomédicos para atuarem como docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de medicina e de odontologia, bem como de pesquisadores científicos nas áreas de Ciências Básicas, e com conhecimentos suficientes para auxiliarem pesquisas nas áreas de Ciências Aplicadas.
Em 1966, houve a implantação do primeiro curso de Biomedicina na Escola Paulista de Medicina ( março de 1966), com aula inaugural ministrada pelo Prof. Leal Prado.
Porém, mesmo formado em um curso reconhecido, os profissionais encontravam dificuldades para a inserção no mercado de trabalho, pois a profissão ainda não era regulamentada em lei, e os exames laboratoriais, eram realizados por médicos e farmacêuticos - bioquímicos.
A luta pela regulamentação da profissão, envolveu as efetivas escolas que ministravam o curso ( Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá - atual Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo Amaro - atual Universidade de Santo Amaro UNISA; Universidade de Mogi das Cruzes e Universidade Federal de Pernambuco), seus diretores e alunos.
Nossa profissão, enfim conseguiu a regulamentação pela Lei Federal n. 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n. 88.439, de 28 de Junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina (CRBM) e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMS) com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Biomédico.
Com tantas lutas e vitórias, hoje os profissionais biomédicos atuam em diversas áreas, as várias habilitações representam um trunfo para o profissional.
As áreas de atuação do profissional Biomédico estão