TÓPICOS AVALIATIVOS 2ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM E RESENHA/ARTIGO SOBRE O FILME DERSU UZALA.
2211 palavras
9 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS – UNIEVANGÉLICACURSO DE BACHAREL EM DIREITO
ANTROPOLOGIA APLICADA AO DIREITO
4º PERÍODO B
Anderson Pereira de Sousa de Mesquita
TÓPICOS AVALIATIVOS 2ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
E RESENHA/ARTIGO SOBRE O FILME DERSU UZALA.
Professor Orientador: Antônio Alves de Carvalho
Anápolis /2013
Centro Universitário de Anápolis – Uni Evangélica
Anápolis, 06 de Novembro de 2013
Acadêmico: Anderson Pereira de Sousa de Mesquita
Disciplina: Antropologia Aplicada ao Direito
Professor: Antônio Alves de Carvalho
4º período B
Tópicos Avaliativos para a 2ª Verificação de Aprendizagem
1) Relação:
a) Corpo; Lei; Memória;
Dentro do entendimento de aplicação da lei nas sociedades primitivas e mais antiquadas, percebe-se que nos estudos da ciência da antropologia, e nesse caso aplicada ao direito, mesmo com a ausência de um poder coercitivo e institucional tais sociedades possuíam e atribuíam uma conceituação de suma importância sobre as leis aplicadas no ambiente sobre o qual os indivíduos se encontravam inseridos. E é a partir dessa concepção que se pode entender a intrínseca relação da lei com o rito, corpo, memória, e a tortura.
Nas sociedades mais primitivas, por exemplo nos genus, determinados avanços serviam como inserção do indivíduo à realidade desse povo, é ai que se dá o rito, o ritual. Um dos rituais praticados por estes povos é a tortura que era elemento de iniciação do indivíduo na vida adulta nos genus, na sociedade. É a essência da iniciação. Caberia ao corpo a marca da tortura como meio de firmação e de positivação, tornando a pessoa que passasse por esse rito um legitimo integrante de uma nação, evidenciando que essa marca trazida pela tortura servia como identificação.
No que tange à memória, o uso da tortura e da marca no corpo tem como finalidade deixar claro àquele que sofre que ele deve e estará marcado para sempre com aquela dor, sofrimento. Os