TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS – BM&FBOVESPA
Faculdade Moraes Júnior – Mackenzie Rio
Grupo: Diego da Silva; Eduardo Francisco Pinto; Rachel Alves e Rodrigo Dias.
Disciplina: Mercado Financeiro
Turma: 07F
Professora: Luana Abreu Lourenço
Ações – Títulos nominativos negociáveis. Uma parcela do capital social de uma empresa.
Bolsa de Valores – Instituição responsável por organizar e regulamentar a comercialização de ações, assim como oferecer outros produtos e serviços.
BOVESPA – Bolsa de Valores de São Paulo
BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.
A Bovespa surgiu no ano de 2000 como a junção de todas as bolsas de valores do Brasil. É a única a comercializar títulos de empresas brasileiras e a maior do ramo na América Latina.
Títulos e Valores Mobiliários – São representações de direito de participação, parceria ou remuneração que alguém tem sobre contratos coletivos de investimento. A Bovespa oferece investimentos que englobam a negociação de títulos e valores mobiliários de renda fixa e variável. O Banco Central aprovou a possibilidade, da própria Bovespa, ter suas ações comercializadas, podendo se tornar uma sociedade de capital aberto.
Principais títulos de renda variável oferecidos:
Ações – As próprias ações são consideradas títulos de renda variável, as ações podem ser comercializadas em diversos mercados. No mercado de opções, são negociados os direitos de opção de compra e venda de títulos. O titular dessa opção pode consumar esse direito até a data do vencimento ou negociar esse direito com terceiros.
Certificados de Depósitos sobre Ações (BDRs) – São certificados de ações de empresas com sede no exterior, emitidos no Brasil. É rápido e fácil porque não precisa fazer operação de câmbio nem transferir recursos para contas no exterior.
Recibo de Carteira Selecionada de Ações (RCSA) – É um comprovante representativo de um conjunto de ações de vários setores de sua economia. Esta