Título: reversibilidade do equilíbrio químico
RESUMO: Neste trabalho teve-se como objetivo associar o conceito de reversibilidade de uma reação a algum fenômeno perceptível. Isso foi feito pelo deslocamento do sistema de equilíbrio onde, em alguns casos, esse se deslocou para os produtos ou reagentes. Assim, percebeu-se pela coloração característica de cada solução.
INTRODUÇÃO:
Quando a concentração de todos os reagentes e produtos, em um sistema fechado, não varia mais com o tempo é dito que esta em estado de equilíbrio químico, ou seja, o equilíbrio químico nada mais é do que a estabilidade entre os produtos e reagentes.
O equilíbrio químico é dinâmico, o qual indica que a reação que se processa em um sentido tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reação que se processa no sentido inverso. Conforme o sentido da reação elas podem ser classificadas em irreversíveis ou reversíveis. Nas reações irreversíveis as substancias que atuam como reagentes se transformam em produtos da reação e entre eles não existe nenhuma afinidade, a reação não tem retorno e nem um equilíbrio é estabelecido, isto é, não é reversível.
Os equilíbrios químicos podem ser classificados em homogêneos e heterogêneos. É homogêneo quando os participantes do equilíbrio se encontram em uma única fase. E é dito heterogêneo quando os participantes se encontram em mais de uma fase.
O equilíbrio para a demonstração experimental é representado pela reação:
FeCl3 + 3NH4SCN ↔ Fe(SCN)3 + 3NH4Cl
O Fe(SCN)3 é um sal solúvel de cor vermelha, então, quando o equilíbrio é deslocado para direita, ocorrerá uma intensificação na cor vermelha.
Outro equilíbrio feito em pratica é entre cromatos e dicromatos, em solução aquosa. Dissolvendo uma certa quantidade de dicromato de potássio em água ocorrerá a dissolução do sal:
K2Cr2O7 ↔ 2K+ + Cr2O7 2-
Quando o ânion Cr2O7 2- e a água entra em equilíbrio:
Cr2O7 2- + H2O ↔ 2Cr2O4 2- + 2H+
Quando o equilíbrio se desloca para a direita, o meio se tornará