Técnologo
PROF.: Walter J. Silva
TÍTULO DA EXPERIÊNCIA OBJETIVO Visualizar uma bobina percorrida por corrente elétrica que tem o campo magnético intensificado por um corpo magnetizável, denominado núcleo.
MATERIAL Um prego grande. Uma bateria. Fio de cobre esmaltado. Clipes.
PROCEDIMENTO 1- Amarrar o fio no prego e dar 10 voltas (fig. 1) em torno dele.
2- Ligar as pontas do fio nos terminais da bateria com 5v. 3- Encostar a ponta do prego nos clipes. a. Observamos que o prego atraiu como imã 5 clipes.
4- Repetimos o procedimento dando 20 voltas ou com vinte espiras e obsrvamos que o prego atraiu 11 clipes. 5- Novamente fizemos o procedimento com 30 voltas ou trinta espiras e o prego atraiu 16 clipes. 6- Em seguida colocamos 3 pregos com 10 espiras na qual atraiu 8 clipes. 7- Depois enrolamos 20 espiras nos 3 pregos na qual atraiu 15 clipes. 8- E finalmente enrolamos 30 espiras nos três pregos na qual atraiu 22 clipes.
CONCLUSÃO Concluímos que a bateria fornece energia para que haja uma corrente elétrica passando pelo fio. Isto faz com que o prego e o fio enrolado se comportem como um imã,
Experiência: Eletroímã – Prof. Walter J. Silva
por isso acaba atraindo o clipe. Na verdade criamos um eletroímã, pois o magnetismo dele é criado pela corrente elétrica, sendo que cada vez que dobrávamos o numero de espiras o prego atraia o dobro de clipes, ou seja, quanta maior o numero de espiras maior o campo magnético.