Técnico em radiologia
CENTRO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE
CINTILOGRAFIA
ALUNO: DHIEGO PEREIRA DA SILVA ALVES
TURMA: RAD.III - MANHÃ
PROFESSORA: INGRID NEVES
Cintilografia:
A Cintilografia é uma forma de diagnóstico por imagem que difere de outros métodos, tais como os raios X, o ultrassom, porque seu objetivo principal é avaliar funcionalmente os órgãos e não apenas sua morfologia. Avaliar funcionalmente é verificar o funcionamento dos órgãos através de sua capacidade de concentração e metabolização de diferentes substâncias absorvidas pelo organismo.
Características: Não é necessário preparo. A aplicação é feita através de injeções, após a administração do radiofármacos é aconselhável muita hidratação para ajudar na eliminação do mesmo. A captação óssea nas imagens adquiridas após 3 horas é proporcional à atividade metabólica no osso, se devendo principalmente a adsorção do radiofármacos aos cristais de hidroxiapatita.
A cintilografia pode detectar variações de até 5% no metabolismo ósseo, geralmente precedendo as alterações radiológicas, oferecendo alta sensibilidade e baixa dose de irradiação mesmo na varredura de todo esqueleto. O estudo tomográfico (SPECT) pode localizar melhor algumas lesões, em especial na coluna.
Denominação dos exames de Cintilografia: Nos aparelhos de detecção de radiação, existe um cristal especial que apresenta a propriedade de emitir fótons de luz toda vez que um feixe de radiação interage com o mesmo. Portanto, cada feixe de radiação que interage com o cristal produzirá um ponto brilhante (cintilante) de luz e, por sua vez, esta luz estimulará eletricamente o circuito elétrico do aparelho, permitindo assim, a quantificação e localização da fonte.
O exame cintilográfico não deve ser substituído, porém pode ser complementado por qualquer outro exame por imagem. Ele é um excelente meio para localizar quantidades extremamente pequenas de substâncias radioativas, para descobrir lesões, antes que outros meios diagnósticos possam