Técnico em Edificações
Telhas Cerâmicas de Capa e Canal
As telhas cerâmicas de capa e canal são telhas com formato de meia-cana fabricadas pelo processo de prensagem e caracterizadas por peças côncavas (canais), que se apoiam sobre as ripas, e por peças convexas (capas), que apoiam sobre os canais.
*Plan
A telha de cerâmica modelo plan apresenta design simples e enxuto, facilitando o encaixe sobre o ripamento, diminuindo assim o tempo da obra. Além disso, proporciona um ótimo isolamento térmico. Esse tipo de telha caracteriza- se por apresentar a capa com largura ligeiramente inferior ao canal, que apresenta forma reta, também é conhecida como Colonial Quadrada.
Os produtos são queimados a uma temperatura de aproximadamente 1000 ºC, o que lhes garante uma excelente condição de impermeabilização, evitando assim, a formação de manchas.
*Paulista
As Telhas de cerâmica do modelo paulista possuem o mesmo design da telha colonial, portanto apresentam as mesmas vantagens e desvantagens. O diferencial desta telha está em suas dimensões, sendo mais estreitas do que o modelo colonial. Oferecem um design mais moderno e possuem muitas opções de cores.
*Colonial
Nesse tipo de obra é necessária uma quantidade maior de telhas, além de exigir um tempo maior para colocação e cuidado em relação à inclinação do telhado. Por outro lado, as telhas coloniais dão ao telhado um aspecto artesanal e agradável. O próprio nome explica sua origem. Telha de canal profundo, com ótima vazão de águas pluviais, composto por duas partes iguais separadas, denominadas: capas e bicas.
Telha Cerâmica Francesa
A Telha Francesa vem sendo utilizada no Brasil há mais de trezentos anos. Começou a ser fabricada quando os ceramistas da época perceberam que o modelo utilizado pelos franceses, de forma quadrada e composto de uma só peça, algumas reentrâncias e pequena saliência para fixação, podia cobrir um m² com apenas 16 unidades. Muito menos do que quando comparadas com as telhas coloniais, em que