Definições Genética
2-Cromossomos homólogos; Cromossomos homólogos são cromossomos iguais entre si (do grego homologos = igual, semelhante) que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designado por bivalentes. 3-Gens; cada trecho do DNA que se traduz em proteina, onde determina uma característica. O gens é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).
4-Gens alelos; São aqueles responsáveis pela mesma característica do indivíduo. Os genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos são denominados genes alelos. 5-Homozigoto; Homozigoto é um termo da genética para indicar que os alelos presentes em um locus genético são idênticos.
Se um indivíduo herda dos pais genes idênticos, ele é chamado de homozigoto. Se herda o gene da mãe diferente do gene do pai, ele é chamado de heterozigoto. 6-Heterozigoto; Heterozigoto é um termo usado para determinar um par de genes diferentes entre si em funcionalidade. Chama-se heterozigoto ou heterozigótico o indivíduo que tem dois alelos diferentes do mesmo gene
7-Fenótipo; O termo “fenótipo” (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico) é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Também fazem parte do fenótipo características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testes especiais para a sua identificação.
8-Genótipo; O termo “genótipo” (do grego genos, originar, provir, e typos, característica) refere-se