TÉCNICAS DE QUEBRA DE DORMÊNCIA
2031 palavras
9 páginas
INTRODUÇÃO A Bauhinia forficata, vulgarmente conhecida como "Pata de Vaca" ou "Unha de Vaca", pertence à família Leguminosae e subfamília Caesalpinoideae.
As duas variedades ocorrentes no Brasil possuem ampla distribuição geográfica: a Bauhinia forficata ocorre nos estados do Ceará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e se localizam preferencialmente na orla das formações florestais da encosta da Mata Atlântica e em arborização urbana. A Bauhinia forficata platypetala possui sua distribuição restrita aos estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso.
A "Pata de Vaca" tem exigências fisiológicas bem determinadas, pois vegeta, preferencialmente, em solos com alta fertilidade, sendo considerada planta padrão de solo equilibrado.
A reprodução natural pelas sementes, nas circunvizinhanças da planta mãe é freqüentemente observada no campo. Ainda pode-se constatar, em indivíduos mais velhos, rebrotamentos a partir da raiz à distância de mais de 1 metro da planta original.
A frutificação desta espécie ocorre nos meses de abril a setembro, sendo que a época de maturação ideal ocorre entre agosto e setembro: o fruto na maturidade é um legume de cor marrom-acinzentado de valvas lignificadas e deiscência elástica: as sementes são lançadas a grandes distâncias quando os frutos alcançam seu ponto ideal de maturação.
A observação acurada da época ideal para a colheita das sementes é uma tarefa imprescindível, pois, o grau de maturação fisiológica e sanidade das sementes são fatores limitantes para se obter uma boa germinação.
O conhecimento das condições ideais para germinação de uma espécie está diretamente relacionado ao seu desenvolvimento vegetativo.
O substrato que deve proporcionar umidade em proporção adequada e aeração suficiente varia de acordo com as exigências de cada espécie, e essas, estão relacionadas à forma, tamanho e textura das sementes.
A temperatura ideal é aquela em que ocorre o maior