Técnicas de negociação - Atividade 6
0,2 em 0,2 pontos
Jorge tinha uma decisão difícil pela frente: precisava escolher o seu novo fornecedor “máster” de insumos de produção. Em meio a diversas frentes de negociação, acabava se perdendo entre critérios relativos a preço, regularidade de entrega, nível assegurado de qualidade etc. Mas estes critérios não tinham e nem deveriam ter o mesmo grau de influência sobre sua decisão. Entre as ferramentas que lhe sugeriram utilizar para auxiliar na escolha, uma parecia a mais adequada. E esta seria:
Resposta Selecionada:
Corretab. A matriz de priorização.
Resposta Correta:
Corretab. A matriz de priorização.
Feedback da resposta:
A árvore de decisão se presta a auxiliar decisões em que as alternativas se encadeiam de forma sequencial e dependente. O brainstorm ajuda a gerar ou identificar alternativas, assim como o benchmark, mas não incorpora necessariamente o processo de seleção da melhor alternativa. E o VPL é estritamente centrado em aspectos financeiros. Sendo assim, nos resta a matriz de priorização, que permite que se trabalhe com diferentes critérios e se estabeleça diferentes níveis de influência destes critérios, através da fixação de pesos associados a cada um deles.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Por meio de uma interação, em que a comunicação e a negociação são os principais ingredientes, os objetivos e meios originalmente delineados são convertidos sequencialmente em termos de objetivos/meios de cada parte envolvida. Começa com o primeiro lançamento da "bola" – a tarefa ou ideia a ser estudada ou detalhada, fazendo a seguinte pergunta: "Quais são as considerações que você pode fazer sobre este tema?" Este processo continua até se atingir todos os participantes. Quando isto acontece, faz-se o exercício no sentido contrário, ou seja, o reverso do processo, em que cada parte pode considerar as contribuições já colocadas. Cada participante lança a bola no sentido oposto, na mesma reunião, ou em uma reunião posterior. Desta maneira,