Técnicas de negociação - atividade 6
0,2 em 0,2 pontos Jorge tinha uma decisão difícil pela frente: precisava escolher o seu novo fornecedor “máster” de insumos de produção. Em meio a diversas frentes de negociação, acabava se perdendo entre critérios relativos a preço, regularidade de entrega, nível assegurado de qualidade etc. Mas estes critérios não tinham e nem deveriam ter o mesmo grau de influência sobre sua decisão. Entre as ferramentas que lhe sugeriram utilizar para auxiliar na escolha, uma parecia a mais adequada. E esta seria:
Resposta
Resposta Selecionada: b.
A matriz de priorização.
Resposta Correta: b.
A matriz de priorização.
Feedback da resposta:
A árvore de decisão se presta a auxiliar decisões em que as alternativas se encadeiam de forma sequencial e dependente. O brainstorm ajuda a gerar ou identificar alternativas, assim como o benchmark, mas não incorpora necessariamente o processo de seleção da melhor alternativa. E o VPL é estritamente centrado em aspectos financeiros. Sendo assim, nos resta a matriz de priorização, que permite que se trabalhe com diferentes critérios e se estabeleça diferentes níveis de influência destes critérios, através da fixação de pesos associados a cada um deles.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos “A conferência em Copenhagem foi a primeira esperança de um acordo multilateral para conter o aquecimento global após Kyoto. Porém, mesmo com apoio popular amplo a medidas de contenção do aquecimento global, nada aconteceu. A princípio, é um desafio entender: como, em um mundo mais democrático que nunca, uma medida com bastante apoio popular não é adotada?... a necessidade de sustentar os 190 participantes no jogo... impede as possibilidades tradicionais para trazer cooperação em um dilema dos prisioneiros (usar rodadas de negociação repetidas e progressivas, nas quais países que foram permitidos emitir demais numa rodada sejam punidos com mais controles nas próximas rodadas)”. Fonte: