Técnicas de inteligência artificial aplicadas ao problema das redes de regulação biológicas
Glauber Marcius Cardoso Menezes
Projeto Final de Curso submetido ao Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação.
Apresentado por:
_____________________________
Glauber Marcius Cardoso Menezes
Aprovado por:
_____________________________
Prof. João Carlos Pereira da Silva
(Presidente)
_____________________________
_____________________________
RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL
XXXXX/2009
RESUMO
Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas ao problema das redes de regulação biológicas
Glauber Marcius Cardoso Menezes
Orientador: João Carlos Pereira da Silva
Baseados no trabalho de Collado-Vides que propõe uma abordagem gramatical ao problema das redes de regulação gênicas ([9-16],[28]), buscamos um refinamento do processo proposto pelo mesmo, respeitando a necessidade de uma gramática sensível ao contexto [11].
Para tal, implementamos um algoritmo de inferência gramatical conhecido como K-Tail [22], bem como o conjugamos com uma técnica de linguagens formais conhecida por expressão regular aumentada ([3,4]), que figura entre o conjunto das linguagens sensíveis ao contexto.
Excutamos o programa gerado para algumas amostras biológicas e tentamos interpretar e extrair informações sobre os resultados que obtivemos.
ABSTRACT
Artificial Intelligence Techniques applied to biological regulation networks problem.
Glauber Marcius Cardoso Menezes
Supervisor: João Carlos Pereira da Silva
Based on previous Collado-Vides research in which a grammatical approach is proposed for biological regulation networks ([9-16],[28]), we tried to construct a refinement for the process he has proposed, aiming a context-sensitive grammar, respecting results he has previously demonstrated [11].
To