Técnicas Básicas de Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde (MS), hospital é definido como “estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência sanitária em regime de internação a uma determinada clientela, ou de não internação, no caso de ambulatórios e outros serviços”
OBJETIVOS E FUNÇÕES
Proporcionar assistência médica integral, preventiva, curativa, educativa.
Centro de educação, pesquisa e reabilitação.
Capacitação de recursos humanos
Encaminhamento de pacientes.
Supervisão e orientação de Estabelecimentos de saúde a ele vinculados.
CLASSIFICAÇÃO E TIPOS
De acordo com as especialidades existentes, o hospital pode ser classificado como:
Geral – Destinado a prestar assistência nas quatro especialidades médicas básicas: clínica médica, clínica cirúrgica, clínica gineco-obstétrica e clínica pediátrica.
Especializado – Com assistência em especialidades como maternidade, neurocirurgia, etc.
Nº de leitos: De acordo com seu número de leitos, o hospital pode ser classificado em porte:
Pequeno – até 50 leitos
Médio – de 51 a 150 leitos
Grande – de 151 a 500 leitos
Porte especial para os acima de 500 leitos
Quanto à manutenção:
Hospital público – Aquele que integra o patrimônio da União, Estados, Distrito Fderal e municípios, autarquias, fundações instituídas pelo poder público, empresas públicas e sociedade de economia mista ( pessoas jurídicas de direito privado).
Hospital privado ou particular – Integra o patrimônio de uma pessoa natural ou jurídica de direito privado, não instituída pelo Poder Público.
Considerações Gerais – Para que o paciente receba todos os cuidados de que necessita durante sua internação hospitalar deve haver não só o envolvimento de diversos serviços integrados, mas também equipes de profissionais competentes – Corpo clínico, Equipe de Enfermagem, Serviço de Nutrição e Dietética, etc..
O ambiente hospitalar é considerado um local de trabalho insalubre onde pacientes e profissionais estão expostos a agressões de diversas naturezas: