Técnicas Agrícolas
.: Por que fazer análise de solo?
Alessandro M. Watanabe (estudante de agronomia da UFPR)
Luiz Pimenta Drumond Bessa (estudante de agronomia da UFPR)
Rodolffo Alfredo Corradini (engenheiro agrônomo)
Thaís Gisele de Moraes Martins (estudante do curso de Agronomia da UFPR)
Beatriz Monte Serrat (Profa. Dra. do DSEA/UFPR)
Marcelo Ricardo de Lima (Prof. Doutorando do DSEA/UFPR)
É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que seja explicitamente citada a fonte:
WATANABE, A.M.; BESSA, L.P.D.; CORRADINI, R.A.; MARTINS, T.G.M.; MONTE SERRAT, B.; LIMA, M.R.Por que fazer análise de solo? Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Projeto de Extensão Universitária Solo Planta, 2002. (Folder). POR QUE FAZER ANÁLISE DE SOLO ?
A realização da análise de solo é importante, pois somente os dados obtidos a campo através da observação visual não são suficientes para se determinar possíveis problemas nutricionais das plantas.
Deve-se fazer a análise de solo como parte de um planejamento da instalação das culturas agrícolas ou florestais. Serve como prevenção para futuros problemas nutricionais que podem facilitar o aparecimento de pragas e doenças. Com a realização da análise pode-se chegar a aumentar a lucratividade, pois haverá um aumento da produção e da resistência da planta, diminuindo os gastos com agrotóxicos (inseticidas, herbicidas e fungicidas). Em conseqüência disso, haverá uma melhor qualidade de vida e menor impacto ambiental.
A análise de solo é um instrumento que pode auxiliar o produtor rural a aumentar a lucratividade da exploração agrícola ou florestal e a acompanhar as mudanças da fertilidade do solo. Deve ser utilizada, juntamente com outras informações, como um guia para as recomendações de uso de calcário e adubos (minerais e orgânicos).
A análise de solos apresenta duas funções:
Indicar os níveis de nutrientes no solo, possibilitando o desenvolvimento de um programa de calagem e adubação;
Pode ser usada