Técnica de sustentabilidade na construção civil
Técnicas
De
Sustentabilidade
Na
Construção Civil
Introdução
Sustentabilidade carrega em seu significado, quatro conceitos ao mesmo tempo, o ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso, de uma forma mais resumida, sustentabilidade é o equilíbrio sobre o que nós precisamos da natureza e o que nós oferecemos em troca. É utilizar mais recursos naturais e aproveitarmos melhor o que consumimos, como por exemplo, água, energia, reciclar, diminuir resíduos e poluentes, é tratar o meio ambiente com o respeito que o mesmo merece. Os conceitos de sustentabilidade estão extremamente atuais e sendo discutidos na construção civil. A construção sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza eco materiais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução da poluição, o bom uso e a economia de água e de energia e o conforto de seus usuários. Dentro do desenvolvimento sustentável, a construção civil tem papel fundamental. Por ser o setor de que mais se consome recursos naturais, alem de utilizar energia de forma intensiva, a construção civil gera grandes impactos ambientais.
Para que uma obra seja sustentável deve se aproveitar os passivos dos recursos naturais (como por exemplo, iluminação natural), racionalizar o uso de energia, prover sistemas e tecnologias que permitam redução no consumo de água (reuso, aproveitamento da água de chuva), contempla áreas para coleta seletiva de lixo
(reciclagem) e criar ambientes saudáveis, utilizando tecnologias para regular acústica e temperatura.
É de extrema urgência a identificação de técnicas que propiciem a execução de um edifício ecologicamente correto tais como: condicionamento de ar, posicionamento de fachada em relação ao nascente/poente do sol, destinação de resíduos sólidos, reuso de água dentre outros.