Técnica de coloração
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA EM SAÚDE, NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
TÉCNICAS DE COLORAÇÃO
Jessica Porto Rosane Pellens
Trabalho referente à disciplina de
Microbiologia do Terceiro
Semestre do Curso Técnico em Análises
Orientado pelo Professor José Luciano
Novembro/2012
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho e enaltecer nosso conhecimento sobre as principais técnicas de coloração e os procedimentos operacionais padrão (POPs), que é usado para garantir o controle e a boa qualidade do laboratório.
Tipos de Coloração
1) Coloração simples : A forma e a estrutura básica das células ficam mais visíveis. 2) Coloração Diferencial: O corante reage diferente nos diversos tipos de bactérias. 3) Coloração especial: Utilizadas para corar e identificar partes específicas dos microorganismos como esporos, flagelos ou ainda revelar a presença de cápsulas.
Coloração Método de Gram
Essa coloração foi desenvolvida pelo médico Hans C. J. Gram, em 1884
Coloração de Gram (diferencial)
Processo de coloração e as bases quimico-estruturais dos resultados.
A forma mais comum de classificação de bactérias é através do método de gram, podendo ser: coloração de GRAM positiva ( GRAM + ) ou GRAM negativa (GRAM -).
Processo da coloração de GRAM: a . violeta de Ginciana (mínimo de 1 min) b . lugol (Iodo + Iodeto K) - mínimo 1 min c . agente diferenciador: álcool + acetona
Em algumas células o agente diferenciador não consegue penetrar: a célula continua azul. (B)
Em algumas células o agente diferenciador consegue penetrar retirando a coloração azul.(A) d . Safranina ou Fuccina diluída: contra coloração . Bactérias A agora se coram em