Téc. mecânico
Respondendo dúvidas de internautas e continuando com o assunto do artigo anterior abordaremos a Liderança Ética na Empresa.
A capacidade de competir de uma empresa depende da qualidade de seus funcionários e do ambiente de confiança que é estabelecido no seio da organização pelo Executivo resultando em valor para todos.
Para atrair e reter os talentos existentes na empresa e criar o "círculo da confiança", devemos proporcionar a oportunidade que eles percebam que podem fazer a grande diferença dentro da empresa e que esta passa a fazer a grande diferença na sociedade e no mercado onde atua.
Para que se alcance uma competitividade e diferenciação é essencial que a ética seja parte de suas relações com todos os públicos envolvidos - interno e externo - visto que é cada vez maior o questionamento dos consumidores com relação às empresas. Para construir uma cultura organizacional devemos saber responder as seguintes perguntas: * Qual o papel de uma empresa? * Qual o papel da nossa empresa no mercado? * Qual é o nosso objetivo? * Qual é o sentido da empresa em nossas vidas? * O que oferecemos para a sociedade?
Como implantar uma cultura organizacional
O ponto fundamental para implantar uma cultura na empresa é o comportamento da liderança junto aos funcionários. Se não houver um comprometimento total com os valores divulgados, nada acontecerá.
É necessário reforçar os sistemas internos que movimentam a empresa e a condutas de todos. A organização tem a grande tarefa de garantir que toda a atividade ocorra dentro da normalidade e o papel da liderança é ampliar a chamada "área de sobreposição", ou seja, a zona de ação sustentável entre a ética e a economia.
Como ensinar a Liderança Ética
Antes convém esclarecer a diferença entre moral e ética. Moral é ordenar valores orientando os posicionamentos que tomamos na vida. Ética é a ação, ou seja, é colocarmos na prática os valores morais que decidimos assumir.
Os valores