Ética, alteridade, respeito, etc.
Falaremos neste trabalho sobre ética, alteridade, respeito, etc.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, A Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Percebi que ética é mais uma das coisas difíceis de se explicar e também tem a questão, o que é ética para alguns para outros acaba não sendo.
Com a ética se consegue atingir a alteridade; que é se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro mantendo sempre o respeito que é o ato de assumir uma postura de reconhecimento dos valores de algo ou alguém, de tal forma a não macular ou denegrir aquilo que se pode considerar como qualidades implícitas e/ou explícitas da essência desse algo ou alguém. Em alguns aspectos, é o contrário da banalização.
Do ponto de vista Sociológico, O capitalismo designa uma organização social na qual o desaparecimento ou a profunda modificação dos formas de trabalho tradicionais provoca fenômenos típicos (concentração urbana, formação de importantes grupos de assalariados industriais, desaparecimento da família patriarcal, etc). Designa em especial um sistema de vida coletivo, onde a diferenciação econômica da população em dois grandes grupos determina sua separação sob o ângulo cultural; psicológico ou do comportamento Social. Os capitalistas pertencem ao primeiro desses grupos: este termo designa quer os detentores dos meios de produção, que os que vivem exclusivamente ou em grande parte do rendimento de seu dinheiro. Pertencem ao segundo grupo os que vivem unicamente ou em grande parte de seu trabalho, em condições de inferioridade material e de subordinação Social.
Frisando o papel da preponderância Social e política do primeiro grupo, como também o poder econômico por ele exercido, as teorias Marxistas supõem a existência de um conflito inconciliável, que se