Téc. Agropecuário
Pecuária e Agronegócio criou o Programa de
Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite
(Prodeleite) com a finalidade principal de levar as famílias gaúchas um leite de maior qualidade.
O Prodeleite é munido de várias ações, entre elas o Programa Mais Leite de Qualidade, que foi criado para estimular o uso de resfriadores de expansão direta e ordenhadeiras através de créditos e facilidades bancárias. A subvenção proposta no Programa irá possibilitar ao produtor adquirir equipamentos com tecnologia necessária para produzir um leite com maior segurança e qualidade, assim como o aumento da remuneração pelo seu produto.
Uma das metas do Programa é aumentar a produção no Estado, sem deixar de lado a qualidade e sanidade do produto. Um produtor que possui um resfriador de imersão para 200 litros, por exemplo, ao adquirir um de expansão de 500 litros, buscará realizar ações em sua propriedade que aumentem a produção, pois agora possui um equipamento com maior capacidade e segurança para maior armazenamento e resfriamento. Essa mudança será ainda, um passo importante para que ele possa atender às exigências sanitárias vigentes, como é o caso da IN 62/MAPA.
O Programa:
• O Programa Mais Leite de Qualidade concederá incentivos para a implantação, ampliação e adequação de resfriadores de expansão direta e de ordenhadeiras. • O limite máximo dos financiamentos passíveis de serem subvencionados é 1/7 de até R$10.000,00 (dez mil reais) por beneficiário, que será pago na forma de reembolso após a quitação da ultima parcela do financiamento do equipamento. • Para a aquisição somente de ordenhadeiras é necessário que o produtor já possua resfriador de expansão direta.
• Serão beneficiários do Programa, os agricultores e os pecuaristas familiares, pessoas físicas, que exerçam atividade rural no Estado do Rio Grande