TV e Sociedade
Bloco 1
A Televisão
e a sociedade
MEO – Método de ensino online
MEO – Método de ensino online
Identifique as cores na
Revista
Atenção!
Azul: Títulos dos conteúdos;
Vermelho: Capítulos e temas para fácil localização;
Verde: Para curiosidades e imagens;
Breve Introdução
Capítulo 1
A televisão é o meio de comunicação mais difundido da
História.
Atinge todos os lugares e todas as classes sociais. A TV motiva intensos debates sobre a influência que exerce sobre as pessoas, e até hoje não se chegou a uma conclusão se essa influência é positiva ou negativa.
Mas façamos uma breve retrospectiva para compreendermos melhor o papel da televisão.
A TV como aparelho viável para uso residencial apareceu na década de 40 nos Estados Unidos. Foi um sucesso imediato. Todos ficaram fascinados com a possibilidade de assistirem a filmes, programas humorísticos, telejornais, esportes e novelas pagando preço baixo em comparação com o retorno que a TV proporcionava.
No início, os receptores eram toscos, com telas redondas e qualidade de som inferior à do rádio, mas em pouco tempo a tecnologia foi evoluindo, o que fez com que a TV se transformasse em uma espécie de mania mundial a partir dos anos 50. O som e a imagem do cinema eram melhores, mas a TV proporcionava uma programação diversificada e muito mais cômoda, visto não ser necessário sair de casa para se divertir.
Sociologicamente, esse é o primeiro dado importante sobre o impacto da TV na vida urbana: diminuiu a intensidade de determinadas práticas. Um dado sintomático é que logo após o aparecimento da TV, diminuiu o número de livros emprestados em bibliotecas públicas. Isso significa que as pessoas estavam preferindo a TV ao livro como fonte de divertimento.
Documentário: O cidadão Kane – História da TV Globo e do jornalista Roberto Marinho no MEO Vídeos.
Limitações da TV
Capítulo 2
Vimos que a TV despertou um interesse imediato, quase
que