tv por assinatura
Resumo Esse trabalho é constituído de um estudo bibliográfico que aponta o desenvolvimento da tecnologia da TV por assinatura. Tal estudo analisa as pesquisas encontradas, observando os temas e assuntos mais frequentes sobre essa tecnologia
Palavras-chaves TV por assinatura, novas tecnologias, broadcast.
I. Introdução
Este trabalho tem como finalidade estudar o funcionamento da TV por assinatura, compreendendo seus benefícios e suas deficiências. A TV por assinatura no Brasil e suas respectivas informações é o objeto dessa pesquisa. Desde a regulamentação do serviço no país, através da TV a cabo, o inovador serviço de TV por assinatura era um universo ilimitado a ser explorado, desde o ponto de vista do mercado ao setor tecnológico. Novas tecnologias surgiam e com seus novos serviços, poderiam ser testadas e utilizadas. A cabo difusão foi o início na tecnologia da TV a cabo, por exemplo.
A TV por assinatura consiste em uma tecnologia que oferece uma grande variedade de canais, alguns com qualidade digital, por um valor a ser pago geralmente numa frequência mensal. No entanto, fora do país, os esforços direcionados para a implantação do serviço de TV paga foram observados desde a década de 50 como destaca o pesquisador: Inicialmente por razões de ordem técnica, para permitir a chegada dos sinais de televisão a receptores localizados em áreas topograficamente acidentadas, ou áreas urbanas com edificações altas, uma nova forma de distribuição de sinais surgira, por cabos coaxiais, de cobre, o mesmo material utilizado nos pares de fio da rede telefônica convencional. (RAMOS, 2000, p. 98).[1] A televisão foi concebida sob o modelo broadcast: que se traduz na transmissão do seu conteúdo a partir de um ponto para vários pontos, em sentido único. (como mostrado na fig.1)
Fig.1. Modelo de Broadcast
A TV paga vem apresentando um aumento progressivo devido ao fato de