TV Digital
Mauricio Valim
I. Introdução
Televisão é uma mistura de grego com latim: do grego tele- distante, e do latim visione- visão. A TV, como é muito chamada ultimamente, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofrequência (RF), que são captadas por um receptor, o televisor.
Trazida por Assis Chateaubriand, o fundador do primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi, a televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950. Desde então esse meio de comunicação cresceu no território nacional e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006, 93% dos 145.547 domicílios pesquisados possuiam um televisor, pertenctual bem maior se comparado com filtro de água (50,3%).
Todos assistem ou já assistiram televisão, mas será que alguém já se interrogou sobre quem a inventou, como ela funciona e como se deu sua evolução ao longo que os anos passaram? É isso que vamos descobrir nessa pesquisa. II. Tecnicamente
2.1 O que é esse aparelho?
Televisão é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. Esse aparelho capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.
2.2 Como se forma a imagem?
Em resumo pode-se dizer que a câmara de TV capta as imagens, decompondo-as em sinais elétricos que são mandados para um