TV Digital
Questão
O Módulo 7 tem o objetivo de retratar o funcionamento do sistema de transmissão ISDB-Tb, evidenciando a etapa de codificação de canal com seus respectivos processamentos. Ainda assim, é muito interessante verificar como o sistema de transmissão e o sistema de multiplexação se relacionam em termos de operação. A passagem de todas as informações da programação pelos Encoders e posterior envio ao Sistema MUX, em conjunto com a parte de transmissão, compõem todo o sistema de TV Digital. A Figura 1 vem nos ajudar a visualizar o funcionamento do sistema de codificação e multiplexação com a formação dos sinais TS (Transport Stream) e BTS (Broadcast Transport Stream).
Quais são as principais diferenças entre o fluxo TS e o fluxo BTS?
No fluxo BTS é possível a prática de um esquema de segmentação de banda, (e a possibilidade de composição de camadas hierárquicas) provendo assim maior flexibilidade de operação e uma maior robustez contra a seletividade em frequência do canal de comunicação. No fluxo BTS é possível alcançar uma flexibilidade de configuração de tais segmentos de forma a atender a diferentes aplicações e serviços como a recepção fixa, móvel e portátil, no mesmo canal e simultaneamente. Dentro dessa banda é possível mapear esses segmentos, aplicando modulações distintas com vistas a atender diferentes requisitos de determinadas aplicações.
No TS temos um fluxo único.
O que seria o pacote IIP? Qual sua função dentro do ISDB-Tb?
O IIP (ISDB-Tb Information Packet) é um pacote especial que carrega informações/dados que são utilizados pelo transmissor para sua configuração, para que depois serão transmitidos nas portadoras TMCC.
Figura 1: Sistema de codificação e multiplexação no ISDB-Tb
O sistema ISDB-Tb é caracterizado pela flexibilidade de configuração quanto a estrutura de transmissão BST-OFDM (Band Segment Transmission – OFDM). Isso significa que podemos configurar