TV DIGITAL JAP O
O surgimento da TV Digital
• A concepção de uma televisão digital foi elaborada no Japão, na década de 1970.
Percebeu-se que, após a incorporação de cores ao sistema televisivo (anos 50), demandavam-se novos avanços em seu processo evolutivo com o objetivo de proporcionar ao telespectador expectativas análogas às sentidas por um espectador de cinema. Para atender a esses anseios, concluiu-se que seria preciso uma considerável. mudança na difusão, passando-se a utilizar um sistema de transferência de dados através de códigos binários, o que permitiria o processamento direto desses dados em um computador, tornando-os facilmente manipuláveis e, consequentemente, possibilitando uma gama de novos serviços atrativos para o espectador.
O surgimento da TV Digital
• Apesar de ter sido imaginada nos anos 70, somente há dez anos a TV digital passou a ser uma realidade no cenário mundial, com a implantação de emissoras digitais em mais de 25 países dos diversos continentes. Mesmo assim, o tema “TV digital” é enigmático para a maioria dos brasileiros que ainda não tem acesso ao potencial que esta digitalização começa a proporcionar.
• Através do novo sistema de transmissão digital, os telespectadores podem dispor de precisa qualidade do sinal. Isto significa dizer que a TV digital é capaz de oferecer maior nitidez de imagem e som, apta a transmitir em alta definição, que pode, inclusive, superar a resolução oferecida pelo cinema.
• Coerentes com suas realidades, alguns países construíram seus próprios padrões de desenvolvimento desta tecnologia, que foram disseminados e, consequentemente, implantados em outros países. Cada um desses padrões tem funcionalidades semelhantes, todavia prioridades diversas que variam de acordo com as reivindicações de seus mercados.
TV Digital no Japão
• ISDB (Integrated Service Digital Broadcasting): vem sendo desenvolvido desde a década de 70, mas só entrou em operação em 2003, na região de Tóquio, no Japão. É
considerado