tutorial mplab
Autor: Bruno Leal Bastos
O MPLAB IDE é a ferramenta de software da própria Microchip a ser utilizada para a edição de código em linguagem de montagem e a programação dos PIC’s.
Procedimentos para criar um projeto no MPLAB IDE v8.87:
Antes de gravar um arquivo em código de máquina (.hex) no PIC, deveremos primeiramente criar um projeto no MPLAB especificando o tipo de microcontrolador que iremos utilizar. Para criarmos um projeto no MPLAB, alguns passos devem ser seguidos:
1 – Iniciar o MPLAB e ir ao menu Project Project Wizard...:
2 – Clicar em “Avançar” na tela de boas-vindas que aparece em seguida.
3 – Escolher o modelo de microcontrolador que será utilizado, e clicar em “Avançar”.
4 – Na tela seguinte, em “Active Toolsuite” escolher “Microchip MPASM Toolsuite”. Em “Toolsuite Contents”, selecionar o “MPASM Assembler (mpasmwin.exe)” e depois clicar em “Avançar”. Caso o “MPASM Assembler (mpasmwin.exe)” não esteja habilitado, especificar o caminho dele em “Location”. Este arquivo provavelmente estará em “C:\Arquivos de programas\Microchip\MPASM Suite\”, que é o diretório padrão de instalação do MPLAB.
5 – Na tela seguinte, escolher a pasta onde os arquivos do projeto serão guardados, e dar um nome para o projeto, e clicar em “Avançar”. Se a pasta ainda não existir, você poderá criá-la neste momento.
E importante não escolher nomes muito compridos, nem para os diretórios, nem para os arquivos de trabalho. O compilador do MPLAB tem problemas com caminhos muito grandes.
6 – Na tela seguinte, como os arquivos em assembly ainda não foram criados, eles não podem ser adicionados. Clicar em “Avançar”.
7 – A última tela mostra um resumo do projeto recém-criado.
O MPLab permite que sejam feitas configurações em todo o seu ambiente, que podem ser salvas em um arquivo de ambiente de trabalho (workspace), e podem ser restauradas sempre que desejado. É possível ter-se vários