Tutora
Atendendo à diversidade dos alunos, a educação a distância estabelece com eles mecanismos de comunicação einteração, visando o conhecimento mútuo, a motivação e o acompanhamento do processo de aprendizagem sob-diferentes dimensões avaliativas. A avaliação contempla para além da matéria aprendida pelo aluno, o desenvolvimento e mudança de atitudes, o desenvolvimento de criatividade, a capacidade para se relacionar, etc. (Gutierrez e Prieto, 1991).
Na EaD, as preocupações com a avaliação são as mesmas da educação presencial. Ao mesmo tempo, informa o desempenho acadêmico, a atitude, o comportamento; avalia também os materiais, métodos e instrumentos. Posto isso, pode-se aplicar também à EaD a afirmação de Hoffmann (1993, p. 69), de que é preciso, coletivamente, “considerar as relações concretas que se travam entre os elementos da ação educativa” como um processo.
Infelizmente, vemos a crescente dificuldade na relação interpessoal, isto é, na capacidade de relacionar-se com os outros, toda pessoa quer relacionar-se bem com os outros e, sobretudo, sentir-se importante e apreciado pelos demais e os cursos tem a capacidade de se relacionarem com pessoas e culturas diferentes, fazendo uma interação dinâmica e saudável.
As interações nos cursos levam ao aperfeiçoamento da arte de falar e escutar, saber a melhor forma de se portar e vestir em situações distintas, conseguir dizer não quando necessário, dar feedbacks (o popular retorno) sem gerar mágoas e estar atento às necessidades do outro são o que os teóricos da inteligência social chamam de “desenvolver o ouvido emocional.”
Reconheço que ainda estou engatinhando na arte da aprendizagem, mas, destaco alguns elementos que tenho percebido em minhas convivências cotidianas, de grande importância na arte de comunicar: carinho, amor, elogio, otimismo, paciência, encorajar, recompensar; eis os instrumentos para ter uma melhor relação humana e conquistar pessoas.