Tuto
Professor: Eduardo Sergio Nader Gomes
E-mail: esng11111@gmail.com
A BUSCA DE UMA NEGOCIAÇÃO EVOLUTIVA SEGUNDO OS PRINCÍPIOS
DA HIERARQUIZAÇÃO DE SISTEMAS
Conceito de Hierarquia
Em termos gerais, o conceito de hierarquia designa uma forma de organização de diversos elementos de um determinado sistema, em que cada um deles é subordinado do elemento que lhe está imediatamente acima (exceto, obviamente o primeiro que não é subordinado de nenhum dos outros).
O conceito de hierarquia é também amplamente aplicado à gestão das organizações para designar a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até aos trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis da estrutura organizacional. É, portanto, através da hierarquia que se estabelecem as relações de autoridade formal entre superiores e subordinados e que é definida a estrutura organizacional em qualquer organização.
(http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/hierarquia.htm)
------------------------------------------------- Hierarquizar sistemas é uma tentativa de encontrar um critério de classificação de suas características e, mediante isso, ordenar suas magnitudes de forma lógica. Histórico * Diversas tentativas ao longo da história de classificação dos sistemas * Os critérios utilizados pelos autores para ordenar sistemas foram diversos * O mais utilizado foi a complexidade das relações existentes nos sistemas 1.A primeira proposta de hierarquização foi proposta por Boulding, que o fez hierarquizando os sistemas por ordem de complexidade crescente.
Kenneth Boulding 1. Nível dos sistemas estáticos (frameworks), compostos de estruturas e armações. É o nível mais estudado e o que tem maior número de descrições. Por exemplo: o universo, o sistema solar;
2. Nível dos sistemas dinâmicos simples (clockworks), compostos de movimentos predeterminados e invariáveis. São os sistemas preditíveis por natureza,