Turismo
O artista Ron Mueck é responsável pela criação das esculturas de representação da figura humana.
Os temas, os materiais e as técnicas utilizadas mostram a originalidade, inovação e perfeição de cada peça. É possível observar o realismo dos personagens, onde os gestos expressam situações cheias de vida.
O detalhe de suas figuras humanas é surpreendente, suas obras não descrevem pessoas reais ou situações, mas a obsessão pela perfeição. O artista Mueck cria peças fascinantes. As obras são feitas a base de resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir os detalhes da anatomia humana. O artista amplia ou reduz muito o tamanho dos corpos para criar situações que movimentam o espectador.
A exposição de Ron Mueck fez sucesso por onde passou Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. A prova do sucesso se deve a 2h30 de fila que precisei esperar parar para entrar na Pinacoteca.
Além de contemplar a exposição de Ron Mueck pude observar outras obras tão interessantes também interessantes.
Exemplo, a exposição Acervo em plástico da Pinacoteca: problemáticas de conservação e restauro trabalho de conservação da Fonte das Nanás, de Niki de Saint-Phalle. A exposição traz uma pesquisa em materiais plásticos.
Dividida em duas partes, a exposição reúne, em sua primeira seção, obras do acervo da instituição que representam os principais materiais plásticos e suas questões de conservação. A segunda versão da obra Caixinha do sem fim, confeccionadas em anos diferentes, expostas lado a lado, demonstram para o público os efeitos sofridos pelos materiais plásticos.
Um vídeo mostra o conjunto do atual acervo em plástico da instituição, com os problemas de degradação dos materiais usados em sua confecção, além das medidas possíveis de conservação. Há também uma linha do tempo com obras expondo exemplos do uso do plástico no cotidiano e na arte,