Turismo
E em conseqüência da geração de empregos, muitos com algum tipo de treinamento específico, ocorre a elevação no nível de preparo profissional das populações. Em geral também se manifesta uma expansão na construção civil (hotéis, restaurantes, posadas e até mesmo conjuntos habitacionais, para abrigar as populações de trabalhadores ou o fluxo de turistas que deseja uma segunda residência de veraneio, etc).
Frequentemente pequenos negócios artesanais acabam se transformando em pequenas indústrias locais, trazendo industrialização básica para a economia regional. Tudo isto gera modificações positivas da estrutura econômica e social local ou regional.
Muitas vezes, as cidades que concentram atividades turísticas funcionam como pólos de migração, atraindo populações que buscam oportunidades de trabalho.
Do exposto, conseguimos avaliar a amplitude que políticas adequadas para a exploração da atividade turística e seu enorme potencial de geração de emprego e renda. Até muito pouco tempo atrás, o Uruguai conseguia receber mais turistas do que todo o Brasil, pela ausência de infra-estrutura e políticas específicas para o turismo no Brasil. Embora com as enormes potencialidades que o meio natural propicia ao nosso país.
Os principais impactos econômicos negativos decorrentes da atividade turística são muito relativizados por serem altamente subjetivos. Alguns argumentam que o abandono de outras atividades, principalmente relacionadas ao setor primário constitui um impacto negativo.
A dependência excessiva do turismo também pode se tornar negativa, na medida que oscilações cambiais e outras conjunturas