Turismo
O turismo é hoje uma indústria rentável e com grande potencial de crescimento nos países, seja pelo aumento de receitas, do nível de empregos, pelas contribuições para a modernização das sociedade, favorecendo o estabelecimento de estrutura moderna tanto da administração publica como dos setores privado.
No Brasil, tem um incentivo cada vez maior para o crescimento do turismo interno, especialmente enfocando o potencial da região nordestina, possuidora de praias paradisíacas, uma grande reserva urbana de mata atlântica nativa, centros históricos com relíquias importantes no contexto nacional, além de sol a maior parte do ano, comidas e artesanatos típicos e festas pitorescas.
Com o reflexo dessa situação, a atividade turística na cidade de Maragogi- AL, é um pouco estudada e consequentemente pouca explorada, dificultando o potencial turístico que a cidade apresenta.
O município de Maragogi-AL, localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano. Localizado a 125 km de Maceió e 125 km de Recife. Sua economia e baseada no turismo, na pesca e na agricultura.
Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corai transparentes onde os turístas se deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores. No turismo rural, vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo.
Não podemos esquecer-nos das suas ricas diversidade cultural na gastronomia saboreando a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. Entre os eventos locais, destacam-se: o Festival do