Turismo
O turismo vem-se assumindo, ao longo dos últimos cinquenta anos, como uma actividade económica vigorosa capaz de contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento económico e para a diversificação das actividades geradoras de riqueza. A capacidade de gerar tais impactos económicos para um destino turístico, seja uma cidade, uma região, ou um país, advém dos seus visitantes, dos respectivos gastos e do efeito multiplicador decorrente da sua presença.
O desenvolvimento turístico é normalmente associado a alguns benefícios para muitos países ou regiões de destino, contribuindo nomeadamente para a criação de emprego, a criação de oportunidades de desenvolvimento das áreas rurais, de forma a propiciar um reequilíbrio do território e a construção de novas infra-estruturas e equipamentos.
Quadro 1- Principais efeitos económicos resultantes da actividade turística
2. O conceito de sustentabilidade aplicado à actividade turística
O conceito de sustentabilidade aplicado à actividade turística consiste numa gestão eficaz dos recursos turísticos e integra o desenvolvimento económico, o respeito pelos valores ambientais e culturais próprios de cada território.
O Turismo Sustentável como modelo de desenvolvimento deve tentar adequar as práticas turísticas a correcta estruturação dos territórios receptores, de forma a contemplar em simultâneo a satisfação e o respeito pelos três componentes básicos a considerar em qualquer destino turístico: a população residente, os recursos ambientais e o visitante.
É visto como um fio condutor para a gestão de todos os recursos, de tal forma que as necessidades económicas, sociais e estéticas possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a