Turismo - Revitalização de um recurso
Transformação de um recurso numa atração turística
Trabalho realizado por:
Beatriz Henriques nº7
Carmen Siminica nº9
Jessica Afonso nº17
Vera Leitão nº27
Índice
Introdução
O presente trabalho é sobre a transformação de um recurso local numa atração turística, em que vamos transformar a praça de touros da Vila da Marmeleira num espaço de eventos.
Neste trabalho vamos falar de todos esses passos para essa transformação, tendo como objetivo ficar a conhece-los.
A metodologia utilizada será a internet e posteriormente alguns jornais ou revistas com notícias do recurso que iremos transformar.
1- Enquadramento geográfico
Rio Maior é uma cidade portuguesa, conhecida como Cidade Desporto devido ao facto contar com vastas premiadas infraestruturas de desporto como por exemplo o complexo desportivo foi classificado em 3º lugar no concurso internacional IOC/IAKS AWARD 2007, este pertence ao distrito de Santarém.
É a sede de um município, subdividido em 10 freguesias. Este está limitado a norte pelo município de porto mós, a nordeste e a sul por Santarém, mais especificamente a Alcobaça no nordeste e a oeste pelo Cadaval, Caldas da Rainha. A 3km de Rio Maior podemos encontrar também as Salinas.
Da freguesia de Rio Maior destaca-se as Salinas de Sal Gema, a Villa Romana de Rio Maior, o complexo mineiro do Espadanal, as grutas da Sra. da Luz, a Igreja da Misericórdia e toda a paisagem natural do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
2- Descrição do recurso turístico: Praça de touros
A vila da Marmeleira, situada num planalto com cerca de 100 m de altitude, oferece, a partir do miradouro, uma bela vista de toda a freguesia.
Esta vila tem uma praça de touros que foi única no concelho, construída no final do século XIX, mas, em estado muito degradado.
A última corrida de touros nesta praça deve ter sida realizada em 1922.
Ainda é possível preservar uma boa parte da parede exterior da praça toda construída em pedra,