TRABALHO DE HOMEOPATIA MIASMAS 2
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
FARMÁCIA
7º PERÍODO
BARBARA GUEDES
ATIVIDADE DE PROJETO INTEGRADOR VII
MANIPULAÇÃO HOMEOPÁTICA
CAMPO MOURÃO
MAIO/2015
DOENÇAS AGUDAS, CRÔNICAS E MIASMAS
Após fazer uma leitura crítico-reflexiva do artigo anexo à atividade (Um novo conceito de enfermidade, FREIRE, G.; 2014) ou com base nos livros da disciplina e outros materiais didáticos, responda às questões:
1) Analise a assertiva abaixo: “Substâncias assim sutilizadas despertavam um quadro sintomatológico na pessoa sadia em tudo semelhante ao que os doentes apresentavam, mesmo antes de adoecerem seus órgãos – ou seja, um distúrbio de ordem subjetiva e geral antecederia sempre a localização da enfermidade em um sítio orgânico”.
Como se denomina esse conceito homeopático, essa prática?
Denomina-se patogenesia – Hahnemann realizou experimento de seus medicamentos diluídos e agitados em pessoas saudáveis, e notou que essas substâncias assim sutilizadas despertavam um quadro sintomatológico em tudo semelhante ao que os doentes apresentavam, mesmo antes de adoecerem seus órgãos – ou seja, um distúrbio de ordem subjetiva e geral antecederia sempre a localização da enfermidade em um sítio orgânico.
2) Para Hahnemann, o que seria o miasma inicial? Como se inicia uma doença, com base na “perturbação de terreno”?
Seria uma predisposição existente no organismo (susceptibilidade). Esse distúrbio dinâmico foi também denominado em seu conjunto de perturbação de terreno. O adoecimento humano obedeceria, desse modo, segundo Hahnemann, a um impulsor fundamental, de caráter energético ou dinâmico, alinhado inicialmente no campo vital do ser humano, como uma emanação mórbida essencial. A doença então se inicia como um terreno enfermiço, uma predisposição mórbida, não localizada, para então fixar-se em uma determinada região orgânica. Assim, passou-se a compreender em homeopatia