Turismo na ilha do sal - cabo verde
TURISMO NA ILHA DO SAL
CABO VERDE
CARLA SOLANGE FERMINO SANTOS[1]
Artigo Científico apresentado à CASTELLI – Escola Superior de Hotelaria, como requisito parcial para obtenção do título de Pós- Graduada em Gestão Hoteleira.
Orientadora: Profª. Dra. Diney Adriana Nogueira de Oliveira.
Canela
2010
[2]
RESUMO
Este artigo é direcionado ao turismo de sol e praia que é realizado na ilha do Sal, pois esta é uma das atividades econômica mais importante desta localidade. A ilha do Sal teve seu desenvolvimento graças à construção do primeiro aeroporto internacional do país, que permitiu o desenvolvimento da atividade turística na mesma. Neste artigo se encontram as principais causas que promoveram o desenvolvimento do turismo no mundo, para depois introduzir a evolução do termalismo e turismo de sol e praia. O presente artigo visa estudar o turismo na ilha do Sal, especificando os seus atrativos e a hospitalidade do povo dessa ilha, demonstrando assim a potencialidade turística desta localidade. São apresentados os impactos positivos e negativos que esta atividade provocou no Sal, dando especial atenção aos econômicos e sociais. Este artigo ainda alerta para a importância de se realizar um planejamento sustentável do turismo na ilha do Sal, pois só a sustentabilidade garante a continuidade desta atividade.
Palavras-chave: Turismo de sol e praia. Desenvolvimento. Ilha do Sal. Sustentabilidade.
1. INTRODUÇÃO
O turismo é uma atividade econômica muito importante, que de uns tempos para cá vem sendo muito estudado por diversos autores, a fim de analisar os benefícios e problemas decorrentes desta atividade, mostrando a crescente necessidade de realizar um turismo sustentável no mundo. Este artigo tem o intuito de analisar o turismo de praia e sol realizado na ilha do Sal, começando com a evolução