Turismo de eventos esportivos
Iromann
COB – jogos escolares
Economia e hotelaria
O que é o Iromann?
Em que parte do turismo ele se encaixa?
Qual o foco do evento na hotelaria? E o que ele proporciona?
Turismo de Eventos esportivos classificação Experiencia para destinos, empresas e comunidades.
Aproveitamento da infra-estrutura da cidade e da rede hoteleira.
Empregos temporários
Promoção e realização de outros eventos.
Papel importante para a imagem e economia
Combatem a sazonalidade
Movimentam outros setores econômicos
Impactos positivos, negativos, tangíveis e intangíveis
Desafios
O turismo está em constante evolução e de forma rápida. Há, cada vez mais o desenvolvimento de segmentos específicos na atividade, entre os quais, o turismo de eventos esportivos devido ao seu forte valor agregado. Esse nicho consegue atrair além de esportistas, expectadores e organizadores de eventos, fazendo com que, por exemplo, aumente o fluxo turístico em baixa estação. O Brasil recentemente vem investindo em grandes eventos para o desenvolvimento turístico do país e para promover a sua imagem externamente, como é o caso da Copa do Mundo, ocorrida recentemente em algumas capitais brasileiras. Fortaleza possui uma rede de infraestrutura necessária para a pratica de tais eventos e atrativos naturais propícios.
O turista de eventos, em geral, quer usufruir da melhor maneira possível da sua estadia, sendo exigente em termos de qualidade de serviços, e via de regra, desembolsam um valor diário substancialmente maior que um turista de lazer (BRITO e FONTES, 2002). O número de pessoas que praticam o ciclismo, a corrida e modalidades existentes no triathlon vem crescendo anualmente, seja pelo desejo de uma vida saudável ou seja pelo fato de serem amantes da modalidade.
O turismo esportivo é constantemente confundido com o de eventos esportivos. Nos dois, há a movimentação de turistas para um local ou região para a pratica de um esporte especifico, gerando o uso da estrutura turística.