Turismo como fator econômico
Segundo a Organização Mundial do Turismo - OMT, o Turismo é responsável pela geração de 6 a 8% do total de empregos hoje no planeta.
Portanto, o turismo não é uma atividade econômica a ser “explorada” no Brasil e, sim, um complexo sistema produtivo que, bem conduzido, configura-se como um dos caminhos mais efetivos para o desenvolvimento social e econômico do país em bases sustentáveis.
Influenciada pela Eco-92, a OMT passou a incluir, em 95, o conceito de desenvolvimento sustentável na agenda do turismo mundial. Turismo sustentável corresponde, hoje, àquele “ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente equitativo para as comunidades locais. Exige integração ao meio ambiente natural, cultural e humano, respeitando a frágil balança que caracteriza muitas destinações turísticas, em particular pequenas ilhas e áreas ambientalmente sensíveis”.
No documento Vision 2050, disponível para download pelo link http://www.wbcsd.org/web/projects/BZrole/Vision2050-FullReport_Final.pdf o World Business Council for Sustainable Development aponta para um aumento de 30% na população do planeta nos próximos 40 anos. Seremos 9 bilhões de pessoas, e sem um desenvolvimento econômico sustentável não haverá como atender às necessidades de todos. O próprio conceito de produto interno bruto de um país será reformulado. Só fará sentido se for observada a “exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir” (atitudessustentaveis.com.br). Quais as tendências do turismo no nosso país? Qual a sua visão do cenário do turismo para o Brasil em 2011 e nos próximos anos?
É um cenário que aponta para um grande desenvolvimento do turismo no Brasil nos próximos anos. Em relação ao turismo