Turbinas a g s
Definições
As turbinas a gás (TG) são maquinas térmicas, que tem por potencial converter a energia contida nos gases em energia potencial mecânica e também utilizada para propulsão. Estas maquinas são complexas com várias partes moveis e sofisticado controle eletrônico.
Características
O acionamento das turbinas é feito pelo próprio gás emitido na combustão de um combustível. E por isso podem ser compactas por não necessitar de um fluido intermediário.
Um ponto negativo das turbinas a gás é o fato dela não ter uma flexibilidade de combustível, pois não é aconselhado usar combustíveis que produzem resíduos.
Principais partes de uma turbina: Compressor, Câmera de combustão, Turbina.
Elas são divididas em, linha de compressão, carcaça, pás, difusor e linha de exaustão.
(http://www.forocoches.com/foro/showthread.php?t=3182523)
Funcionamento
(http://www.antoniolima.web.br.com/arquivos/turbina.htm)
A turbina consiste basicamente em compressor, câmara de combustão e turbina. O compressor que é formado por uma fileira de palhetas que impõe movimento ao fluxo de are uma fileira paletas estáticas que converte a energia cinética em pressão, comprimindo o ar até a câmara de combustão, por sua vez é dado ignição no combustível na câmara de combustão aumentando a temperatura do ar e esses gases superaquecido entram na turbina e se expandem gerando trabalho mecânico e aciona o compressor e a carga.
Se considerarmos a turbina uma máquina térmica ideal, ela se encaixa a um ciclo termodinâmico chamado ciclo Brayton.
(http://www.antonioguilherme.web.br.com/Arquivos/turbina_gas.php)
A eficiência térmica de um ciclo de Brayton simples aumenta com o aumento da razão de pressão.
Porem em um ciclo de Brayton real a compressão exercida pelo compressor e a turbina não são isentrópicos. Ou seja esses processos não são reversíveis a entalpia se modifica durante o processo. Além do atrito do fluido na turbina o que gera perda de pressão.
Os parâmetros básicos de