tuneis de transporte
Há três grandes categorias de túneis: mineração, obras públicas e transporte.
O objetivo dos tuneis de transporte é possibilitar a transação através de certos obstáculos, que podem ser elevações, rios, canais, áreas densamente povoadas, etc.
Geologicas
A fase mais importante dos trabalhos preliminares para túneis é a exploração cuidadosa das condições geológicas. A locação geral de um túnel, apesar de governada pelos interesses econômicos e de trafego, somente é definida quando são definidas as condições geológicas
Quando possível, a locação de um túnel deve ser acima do nível da água, caso contrário, deve ser esperada a entrada d’água através do teto e das paredes laterais. Em certas condições, pode ser necessária a aplicação de métodos especiais à construção, como o da couraça, ou a aplicação de rebaixamento do nível d’água, etc
E é por isso que o planejamento é tão importante para se construir um túnel com sucesso. Os engenheiros conduzem uma análise geológica completa para determinar o tipo de material que encontrarão e avaliar os riscos relativos de diferentes locais e, embora muitos fatores sejam considerados, os mais importantes são: tipos de solo e rocha; áreas fracas, incluindo falhas e zonas de cisalhamento; águas subterrâneas, incluindo padrão do fluxo e pressão; riscos especiais, como calor, gases e linhas de falhas.
Normalmente, um único túnel passará por mais de um tipo de material e encontrará diferentes riscos. E um bom planejamento permite que engenheiros preparem-se para essas variações desde o começo, diminuindo a probabilidade de atrasos inesperados no meio do projeto.
Após os engenheiros terem analisado o material pelo qual o túnel terá de passar e desenvolvido um plano geral de escavação, é hora de começar a construção. O processo de se construir um túnel e avançar a escavação pode ser um processo longo e entediante, que requer explosões, perfuração e escavação manual.