Tudo sobre vidros
Introdução
• Os vidros estão presentes em
nosso cotidiano, seja por meio de embalagens, nas casas, na arte e demais locais.
Catedral de Brasília
Cidade Administrativa
Allianz Arena – Estádio na Alemanha
Origem
Origem
Embora não exista dados precisos, alguns historiadores afirmam que a descoberta do vidro foi feita por acaso, há mais de 2000 a. C., quando navegadores fenícios fizeram uma fogueira na praia. A areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura formando uma substância brilhante que se solidificava imediatamente.
Vidros no Brasil
Os primeiros pedaços de vidro chegaram no
descobrimento do Brasil em 1500 Fato histórico, em1549 Tomé de Souza trocou um lote de espelhos com os índios por pau-brasil. Entre 1624 e 1635, os invasores holandeses entraram em Pernambuco e quatro artesãos abriram a primeira oficina de vidro, fabricando copos, frascos e janelas. Entretanto, a saída dos holandeses do País fez com que a oficina fechasse e só voltou a ser produzido vidro no Brasil depois de 1800, com a vinda da família real.
Vidros no Brasil
No início da década de 1950, começaram a surgir as
primeiras grandes empresas vidreiras no País, como a Sebastião Pais de Almeida, que controlou cerca de 60% da distribuição nacional. Os anos 1950 marcaram a grande demanda de vidro na indústria moveleira e na construção civil. No início da década de 1960, eram três os principais fabricantes de vidros: a Providro, a Santa Marina e a UBV (União Brasileira de Vidros), empresa paulista criada em 1957). Essas empresas dominaram o setor até meados de 1980.
Mercado Brasileiro Atual
Mercado Brasileiro
ABRAVIDRO -> Associação Brasileira de Distribuidores e
Processadores de Vidros Planos ABIVIDRO-> Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro
Definição
• Substância inorgânica
• Amorfa
• Fisicamente homogênea • Elevada viscosidade • Temperatura de transição