Tales de mileto e o eclipse
BIOGRAFIA :
Nome : Tales de Mileto
Quem foi : Tales de Mileto foi um importante filósofo, astrônomo e matemático da Grécia Antiga. É considerado, por muitos estudiosos, como sendo um dos sete sábios da Grécia Antiga.
Nascimento : 624 ou 625 a.C em Mileto, na Ásia Menos, atual Turquia.
Morte: 556 ou 558 a.C
01 RESUMO DO TEMA :
Após uma viagem ao Egito Tales de Mileto começou a introduzir na Grécia fundamentos da Astronomia ( ciência da observação dos astros ) . Tales fez a famosa previsão de um eclipse solar. Porém essa historia não tem fundamento histórico e é considerada uma anedota, mas, muitos astrônomos comprovaram que no anos de 585 a.C realmente houve um eclipse solar. Tale de Mileto também especulava sobre as dimensões e as órbitas do sol e da lua, mediu o intervalo entre os Solstícios ( dias do ano que são mais longos com a rotação da terra, o primeiro ocorre em 21 de junho e o outro ocorre dia 21 de dezembro ) , e estudou as estrelas.
FRASE CELEBRE : - "Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria."
PROPOSTA FILOSÓFICA : "Os astros são semelhantes à Terra, todavia inflamados. Os astros são como a terra, no que concerne à forma; de fogo, quanto à substância... ; que o sol é semelhante à terra, quanto à natureza".
02 RESUMO A SER APRESENTADO NO SEMINÁRIO :
Tales foi o primeiro que afirmou que a Lua é iluminada pelo Sol, também afirmou que a Lua é 720 vezes menos que o Sol. Com conceitos primordiais Tales calculou o eclipse a parti de observações estatísticas. Esses ensinamentos ele recebeu por parte da Síria e da Babilônia, onde os sacerdotes observavam os fenômenos celestiais por razões religiosas.
Como na época haviam muitos poucos recursos, os homens não conseguiam prever onde e qual o dia exato em que aconteceria o eclipse. Então eles distribuíam os sacerdotes por diversos lugarem para